Emoção e Cultura na Rota Padre Pedro Neefs

DSC02444

A Caravana chegou no IFRN / Ipanguaçu por volta das 9 horas da manhã. Lá fomos recepcionados pelo Diretor do Campus Evandro Formiga, e o Professor Júlio Justino de Araújo, que falou da situação do perímetro irrigado do Vale do Assú e da importância do Curso de Agroecologia. A recepção contou ainda com a apresentação do Grupo de Teatro dos alunos, que representou a situação do agronegócio. De lá partimos para a visita na região do bananal, na qual tivemos a oportunidade de ouvir o depoimento emocionado de Dona Francisca das Chagas do Nascimento, Dona Preta (63). E de Seu Francisco Milton Soares (63), e da professora municipal Geruza Soares Costa (47) sobre a vivência com a pulverização dos agrotóxicos do bananal, e da expropriação das terras das famílias.

“Eles passaram a cerca, a casa da gente dum lado e a cerca do outro. Ele passou de uma ponta a outra assim… e ele disse se vocês não saírem daqui eu vou soltar aqui 100 boi ou vocês aguentam ou porque eu comprei e paguei e vou soltar meus bois, se vocês quiserem morar com eles morem. O que tinha nós perdemos porque não tinha quem falasse por a gente. Comprou, pagou é deles, pronto! E o pior é quem arrendava essa terra é quem tinha que falar pra gente nera? ” Dona Preta falando sobre a situação de expropriação das terras que morava e que foram vendida para o agronegócio, e que agora tem os lençóis dos rios e a terra contaminada pelos agrotóxicos.

Em seguida visitamos alguns setores de drenagem do projeto de irrigação do Distrito de Irrigação do Baixo Assú (DIBA) vinculados ao DNOCS. A parada seguinte foi na residência de Seu Pedro Alves, o qual relatou sobre a situação das dívidas de quem possui os lotes para a produção.  Nossa rota teve como sistematização o debate riquíssimo na UERN/Assú, com a professora Jovelina Santos (professora de história/UERN) e Denis Monteiro (ANA). Ao final tivemos o encerramento com o músico regional Zelito.

Janaína Henrique

Comunicadora Popular AACC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s